quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agosto, Lammas, agradecimento!


Oitavo mês do ano, Agosto foi assim nomeado por conta  do imperador romano Augusto César, já que o termo augusto faz alusão àquilo que real digno, grandioso. 
É um momento especial do ano aonde são realizadas as comemorações do final do verão.
Também vemos os primeiros sinais  da generosidade do Outono, talvez por isso  se festeje com tanta profundidade a maturidade dos grãos, frutos, legumes...
 
 Para atrair o poder de Agosto para seus rituais e feitiços, lembre-se de suas correspondênciassuas plantas incluem a angélica, o louro, a camomila, erva-doce, a calêndula, o hipérico  e o  girassol. Adicione grãos, como cevada, milho, centeio ou trigo. Para pedras, use a cornalina ou  o jaspe. Em termos de incenso, se aconselha queimar o franquincenso ou o  heliotropium. Em geral, as cores são o amarelo, o dourado e o verde escuro.  

Uma grande parte das divindades associadas com agosto possuem uma certa dignidade.  
O dia 13 é dedicado à  Diana, a deusa da floresta e da caça. Thoth, deus da escrita e do lua, zelava por várias festas. E  ainda Lugh, o deus solar celta  de onde deriva o termo Lughnasadh, que literalmente significa a assembléia de Lugh.
Trata-se da festa do rei na sua função de redistribuidor das riquezas sob a autoridade dos  druidas. Era ainda uma trégua militar  para celebrar a paz, a abundância e a prosperidade do reino. Era obrigatória a reunião das três classes da sociedade céltica: os sacerdotes, guerreiros e artesãos.

Neste mês podemos realizar rituais e feitiços destinados a favorecer a abundância,  a saúde, a vitalidade,  receber um impulso forte de energia solar. Em uma nota mais pessoal, se voltar para  a amizade, fazer as pazes com inimigos, trabalhar mais a serenidade na vida.

Como Lammas é o primeiro dia da colheita em muitas culturas, podemos reservar este  momento para agradecer por tudo o que temos e por todas as oportunidades dada pela Universo,  pelas  colheitas, então, simbolicamente decoramos o altar com frutas e legumes frescos, um pão e  preces! Esta oferenda pode ser  compartilhada  entre os seus familiares durante as refeições diárias da semana.


Que  tenhamos um abençoado Lammas!







Paz e Luz!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário