sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tarotoada



Nos últimos 50 anos, tamanha é a  quantidade de energia criativa que tem sido direcionada para o mundo do Tarot, que com sua estrutura de 22 arcanos maiores, cada um com seu arquétipo e funtamentado numa imagem clara, e os 56 arcanos menores, com seus quatro naipes, pode parecer uma restrição à imaginação criativa, mas não, muito  pelo o contrário
A prova disso são algumas  das interpretações surpreendentes e reelaborações de imagens que encontramos em uma diversidade de decks. Um exemplo marcante, um daqueles tarots  que nos  supreendem, em outras palavras, nos fazem ficar até "tarotoados" ( em alusão ao adjetivo atordoada), é o The Holy Card Tarot, criado por Patty Gallagher.

  Todas as lâminas, dos Arcanos Maiores ao Menores, são representações de ícones religiosos, personagens cristãos, portanto, são 78  cartas com imagens de santos, santas, personagens e passagens bíblicas , com seus sentidos profundos  e símbolos, qualidades e defeitos, que de alguma maneira ou outra se conectam com a simbologia e significado tradicional do Tarot. Na minha opinião, alguns Arcanos estão em perfeita sintonia, como por exemplo, A Estrela  com imagem do Anjo de Guarda; O Eremita como São João Batista.







Contudo,  confesso que tenho algumas objeções a fazer: sentir falta de alguns santos bastante conhecidos e populares, como São Jorge, Santo Expedito. Para mim, São Francisco de Assis estaria bem mais de acordo com o arquétipo do Louco  pelo sua vida  desprendida e itinerante,  por sua imensa Fé na Força do Universo do que El Nino de Atocha (imagem ao lado),  um santo que pela primeira vez na minha vida que tomo conhecimento, e que cuja a imagem no Tarot  é bastante diferente da imagem corrente que é uma representação do Menino Jesus, muito popular na Espanha, no México e Filipinas. A imagem  no Tarot em nada faz  lembra um menino, mas sim um centurião romano.




Mas, críticas à parte, o deck é vislumbrante!
Vem dentro de uma caixa bem charmosa e  acompanhado com um DVD contendo o significado de cada Arcano e contando brevemente a história de cada personagem santificado.






Bençãos )O(



Nenhum comentário:

Postar um comentário