segunda-feira, 5 de março de 2012

Lobélia, a Chave e os Peixes


"É com o riso que resolvo todos os problemas, 
fortalecendo minha alegria interior." 


A lobélia vem regendo esta semana, que no Herbal Tarot  corresponde ao Arcano 15, o Diabo. Mas aqui vemos Pan, uma divindade ligada à fecundidade, à música e à nossa capacidade de relaxar e ter prazer.

Esta é uma erva que cresce na América do Norte principalmente no norte do Estados Unidos. Em termos medicinais, em virtude de seus componentes ativos (lobelina, a lobelidina, a lobelanina e isolobelanina, glicosídeos amargos, resinas, gomas e óleos essenciais) a lobélia possui propriedades estimulantes à nível respiratório, anti-asmático, eméticos, antiespasmódico e expectorante.
É bastante conhecida como uma erva que substitui o tabaco em rituais por certas propriedades mágicas semelhantes à daquele, segundo o índigenas da América do Norte. Mas também substitui a nicotina, por isso é muito indicada para quem deseja parar de fumar, uma vez que a lobélia não causa dependência.

O tabaco de  índio, um dos nomes populares desta planta,  é um dos mais úteis relaxantes naturais ao produzir um efeito sedativo sobre o sistema nervoso central inteiro e neuromuscular.

No que diz respeito aos aspectos mágicos,como sendo  uma erva governada por Saturno, seu óleo essencial pode ser usado para nos ajudar a se livrar daquelas  limitações auto-impostas. 
A lobélia possui a capacidade de fazer circular,  mover a energia chi presa em nosso ser, e nos auxilia a encontrar a paz interior necessária para  enfrentar o nosso maior adversário, nós mesmos, sem entrar em pânico! Temos que aprender a ser como Pan, ou seja, lidar com a vida com um grande senso de humor, viver, trabalhar plena e alegremente e celebrar a expressão da energia criativa. E o que a Chave e os Peixes  tem a ver com tudo isso?
Por este oráculo temos a nítida certeza que os caminhos estão abertos e que o fluxo é mais do que propício para:

- Ser mais leve e flexível com a vida.  
- Não levar tudo tão a sério.
- Romper velhos padrões, deixar de ansiedades e preocupações de lado.
- Desvincular-se de coisas que têm pouco de verdade ou realidade.

E quem sabe assim possamos nesta semana, encontrar uma solução para um problema que há tempos vinha pertubando nossa paz de espírito.
 






Bençãos )O(






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário