domingo, 1 de janeiro de 2012

Janeiro, o começo...



Janeiro é o primeiro mês do ano no calendário Gregoriano. Em verdade, este é o mês mais frio no hemisfério Norte e o mais quente no hemisfério Sul. Janeiro tem sua origem no deus romano Janus, o deus dos começos e transições, tipicamente retratado com duas faces. Assim, ele pode ver nitidamente o que está atrás, aquilo que está amadurecido, e o que está a sua frente, o futuro, cheio de esperança  e entusiasmo.
A etimologia de Janus é formada a partir da raiz , proveniente da raiz indo-européia ei
( ir ), termo abstrato que corresponde à noção de  passar, correspondendo então ao conceito de transição. Geralmente, ele é honrado como um deus introdutor.
Janeiro é um mês calmo depois de toda a agitação e alvoroço dos dias festivos e feriados.  Para aqueles que seguem e celebram a Roda do Ano, é um momento entre Yule, quando comemoramos o lento retorno da Luz, e Imbolc, quando antecipadamente nos emocionamos diante dos primeiros sinais da Primavera.
Para algumas pessoas, é um tempo longo, escuro, um mês bastante frio, mas um momento em que podemos nos permitir se voltar para o nosso interior, nosso eu, e nos preparar para mais uma jornada que teremos pela frente, voltando nossa face, como Janus, para adiante, esperançosos e cheios de entusiasmo.









 Paz e Luz!







Nenhum comentário:

Postar um comentário