segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Huperzia selago


"Todo começo ou fim contém em si um grande poder."

 A hurpezia é uma das 200 espécies de Licopódios, originária de muitas regiões do hemisfério norte, do leste do Himalaia ao oeste do Oregon. É uma planta  que cresce em brejos, estepes, sobre campos montanhosos e  rochosos e até em cume de montanhas de até 1 300 m de altitude.
Aqui, esta carta mostra a huperzia crescendo ao lado de rochas em uma floresta da Escócia, preferindo  as profundezas sombrias.
Há 360 milhões de anos, no Carbonífero, os licopódios - assim como as equisetíneas -  eram árvores  de mais de  40 metros de altura. Algumas espécies fossilizadas podem ser admiradas  no Fossil Grove do Victoria Park, em Glasgow. 
 A huperzia era considerada  para os druidas uma planta importante. Plínio nos conta que ela tem o poder de prevenir todos os acidentes e infortúnios, com a condição de que fosse colhida  ritualmente: o sacerdote com vestes brancas , os pés nus previamente lavados. Após ter feito uma oferenda com pão e vinho aos deuses, o druida se aproximava da planta, e sem nenhum instrumento de ferro, colhia  com a mão direita, e enrolava a hurpezia num tecido novo de linho.

Segundo ainda Plínio, além de ser utilizada em encantamentos para espantar o azar, os druidas usavam a fumaça da huperzia como remédio contra as infecções oculares. Na Escócia, ela servia de purgativo. 
Em altas doses, a huperzia pode provocar convulsões e perda de consciência devido ser altamente tóxica, e  em pequenas doses, em conjunção com o junípero, provoca o aborto. A infusão era bastanta utilizada pelas mulheres como tônico cutâneo.
Atualmente, a huperzia é estudada por suas propriedades de consolidação da memória, e portanto, no seu uso no tratamento do mal de Alzheimer.


Huperzia selago, na Ilha do Pico, Açores.


Então, qual a mensagem da Huperzia para esta semana?


- Para quem começa um novo projeto e relação, o Universo conspira ao seu favor.
- Não se decepcione com um começo bem modesto, com paciência, algo que começa em pequena escala, pode crescer de maneira inimaginável. Este mesmo princípio vale para a iniciação espiritual.
- Se a compreensão  de uma determinada situação parece um tanto confusa, talvez por falta de um distanciamento emocional, há chances de que finalmente se tenha uma visão mais clara do todo.
- Se acaso há um bom tempo um projeto, ou até um relacionamento, parece uma perca de tempo, de energia e até mesmo dinheiro, é o momento de refletir no seu abandono.






Paz e Luz! 













Nenhum comentário:

Postar um comentário