domingo, 1 de janeiro de 2012

Calêndula ( Calendula officinalis)



A Erva da Glória e da Espiritualidade

Eis que damos início ao novo ano com uma planta solar mais do que benéfica tanto em termos mágicos como medicinais.
Originária das regiões mediterrâneas, a calêndula, conhecida também como margarida, é cultivada tanto por suas qualidades ornamentais que por suas propriedades medicinais.

Há muito tempo ela é usada na homeopatia e fitoterapia, principalmente, na forma de tintura.  Hoje em dia não é muito diferente, as indústrias de cosméticos e produtos dermatológicos fazem uso abundantemente de seus capítulos florais que são ricos em flavonóides, caroteno e óleo essencial.

A calêndula possui  propriedades antisépticas e antibacterianas. Particularmente, é bastante  eficaz contra o estafilococos e o tricomonas, assim como é um ótimo anti-inflamatório e cicatrizante. Portanto, ela é mais do que útil no tratamento de doenças da pele; para prevenir e curar aftas; no tratamento de fissuras cutâneas e picadas de inseto; acalmar queimaduras leves.

Em  termos da Arte, os elementos Fogo e Ar estão presente nela em tal harmonia que só a  sua presença em um determinado recinto  é o suficiente para  atrair o sucesso  e o brilho da Esfera da qual a calêndula representa
perfeitamente.

Tê-la sempre consigo num sachet, ou tomar banhos com ela, canaliza as vibrações da espiritualidade e da glória.
Não é à toa que os gregos ofereciam calêndulas aos seus hérois, ingleses e sérvios  faziam uso dela em encantamentos amorosos. Por outro lado, ela é muito apreciada por ser uma "Erva Visionária", pois é bastante citada  em fórmulas para adivinhação em tiragens amorosas.

Herbalistas  e praticantes da Arte fazem uso dela  para reforçar os rituais  e purificar os centros energéticos, pois sua ação é durável e profunda, a harmonia  que ela cria ao redor  da pessoa  não é uma ilusão. Seu uso constante ajuda a modificar, purificar e equilibrar a estrutura do ser.
Então, nada melhor do que começar o ano com um banho quente de calêndula!


 Feliz 2012 a todos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário