segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Artemisia ( Artemisia vulgaris)




A Erva da Adivinhação e do Visionário.


"Vejo a riqueza em meu espírito e reconheço meus valores interiores."


A Artemisia  é uma dentre as muitas ervas conhecidas como Ervas Solares, pois ao serem colhidas ao momento do Solstício de Verão terão seus poderes acrescidos de uma maneira poderosa.
Apuleio dizia que ela espanta o mau-olhado, uma reputação que se conserva até aos nossos dias atuais, e foi ampliada pelos cristãos. Conta a lenda que São João Bastista conservava sempre consigo um cinto feito de Artemisia quando estava no deserto.  
No século XIII, Alberto Magno escrevia:

"Aquele que traz consigo sempre esta erva, não teme nenhum mal espírito, nem o veneno, nem o fogo e nada pode lhe fazer mal. E ainda, se alguém a coloca na entrada de sua morada, trovoadas não lhe alcançará, nenhuma peste  e ladrão atravessarão a soleira da porta."

No que diz respeito às tradições que a vinculam à noite de São João, são incalculáveis! Uma antiga tradição alemã, recolhida num tratado  do século XVI, nos conta que na maioria dos povoados e cidades, na noite desta data,  gente de todas as idades acendiam as  fogueiras, se reuniam ao seu redor, cantavam e dançavam, e ainda levavam guirlandas feitas de ervas, como a Artemisia,  e estas  eram queimadas  se dizendo "que toda a má sorte me deixe e se queime aqui com isto".



A Artemisia é bastante conhecida por estimular as faculdades dos videntes e seus intrumentos de adivinhação, porém este poder se deve em verdade pelo fato de que  esta planta purifica  tanto os objetos como o lugar precisamente. Portanto, uma infusão ou chá antes de uma sessão de Tarot, é bem vinda! Se sabe alguns videntes frotam com folhas de Artemisia suas bolas de cristal, espelhos...
Um conselho: para os tarólogos e demais videntes, é aconselhado queimar regularmente como incenso, a Artemisia junto com o Manjericão, a Acácia  e o incenso de Olíbano. É muito salutar!




Em termos medicinais, é um grande tônico digestivo, excelente calmante para o nervosismo, a insônia. Os nativos norte-americanos a usavam para o tratamento de resfriados, gripes e bronquite. Era tomada como um chá bem quente para provocar a transpiração.
A Artemisia também possuia a propriedade de regular o ciclo menstrual e amenizar as cólicas menstruais. Interno externamente é um efetivo remédio e preventivo para parasitas e vermes.

NÃO PODE SER USADA DURANTE A GRAVIDEZ!






Frases-chaves para esta semana:

- Liberte-se das restrições do passado.
- Não se aflija por relacionamentos, vida doméstica, status, ou até mesmo por amigos que não fazem mais parte do seu círculo de amizades. Olhe para a luz no fim do túnel e tenha Fé.
- Nada melhor do que um dia após o outro.
- Em vez de reclamar e criticar os outros e a si mesmo, busque meios para  dissipar as influências negativas da vida, e  melhor  é começar pelo coração e pela mente!





Paz e Luz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário