segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Erva da Semana: Hipérico ( Hypericum perforatum)


  
 "Reconheço minha capacidade para enxergar claramente e transmitir minhas opiniões, idéias e crenças".

 Abençoada  para os Druidas, mágica para os gregos, erva das Fadas na Idade Média, se colhe no dia de São de João Batista, principalmente se fizer um dia lindo de Sol...
 O termo Hipérico vem do grego hyper eikona que significa "que persegue os fantasmas" e em latim é   Fuga daemonium (diabo em fuga) resume as qualidades desta planta que são numerosas e benéficas, pois ao canalizar a pureza e a força de Tiphereth, o que explica seus de proteção e cura. Só a presença do Hipérico em um determindo recinto, na forma de incenso ou a própria erva num vaso, é o suficiente para afastar as influências negativas. 
Também é bastante conhecido como Erva-de-São-João, pois segundo a lenda seria o sangue da cabeça cortada de São João Batista que teria manchado suas flores  com milhares de pontinhos vermelhos.
O uso medicinal do Hipérico remonta à 2400 anos, época que Dioscórides já fazia uso deste em suas prescrições.

Era bastante utilizada nos rituais de exorcismo, se pendurava nos lugares chaves da casa (portas, janelas, teto) para fins protetores, e como incenso no Solstício de Verão em rituais druídicos para proteger toda a comunidades de raios e incêndios. 

Em termos medicinais e fitoterápicos, o hipérico é uma erva sedativa que fortifica  e revigora os nervos,  alivia a depressão, enfim, levanta o astral. Assim como também fortalece os pulmões, ajuda na eliminação de secreções e alivia a diurese noturna, principalmente em crianças, e a hemorragia interna. Externamente, pode ser usada na forma de pomada  ou compressa no tratamento de contusões, distenções, feridas, úlceras e picadas. Mas atenção! Evite se expor ao Sol durante sua utilização, pois outros efeitos secundários poderam aparecer como alergias, distúrbios digestivos e neurológicos.
Para infusões, de 10 a 15 g de flores para 1 litro de água fervida. Deixe por dez minutos no mínimo e depois coe e adoçe de preferência com mel.

O Hipérico tem a capacidade de acalmar as emoções, sentimentos de medo e frustração. Alivia a tensão e a  inquietação que podemos experimentar quando devemos expressar nossas idéias e crenças. Portanto, é um ótimo aliado para quem durante esta semana vai prestar algum tipo de exame ou prova, fazer seminários...

As fumigações de Hipérico são extremamente benéficas, principalmente em conjunto com o incenso de Olíbano.
Confeccionar um unguento feito à base de Hipérico e  usá-lo à noite passando no plexus solar, é uma arma poderosa contra espíritos malfazejos que ousam pertubar nosso sono.











Paz e Luz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário