quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Nossa Senhora dos Milagres



Milagres, pedidos, mediação.

Nossa Senhora dos Milagres  é provavelmente  uma  das inúmeras readaptação da antiga e eterna Deusa-Mãe feitas pela Igreja Católica. Ela atende aos pedidos mais sinceros daqueles que lhes concedem pequenas oferendas (ás vezes moedas). Esta deusa particular também é considerada como uma mediadora entre os homens e Deus.

No século XVI, na Ilha do Corvo, nos Açores, num dia de mar calmo, andavam homens a bater a costa à procura de restos de madeira trazidos pelas ondas do mar, para queimar como lenha. Por entre as madeiras que tinham dado à costa viram um pequeno caixote a flutuar na linha da maré. Era um caixote muito bem feito, de madeira clara, já gasta pelo tempo no mar. Estranhando o objeto, o tiraram da água e abriram-no com cuidado. Dentro estava uma pequena imagem de uma Nossa Senhora a que só mais tarde os corvinos vieram a chamar dos Milagres. A notícia do achado correu pela ilha e em pouco tempo as pessoas juntaram-se no local para ver a santinha. Alguém reparou que a imagem tinha uma inscrição: "No lugar onde eu sair, façam-me uma ermida". Imediatamente ficou decidido construir uma ermida localizada no Alto da Rocha para a Nossa Senhora. 

A questão é que a notícia de que uma imagem da Senhora dos Milagres tinha dado à costa na ilha do Corvo  rapidamente se espalhou e chegou a Lisboa, onde ordenaram que uma nau fosse buscar a imagem para a capital do reino de Portugal. Apesar de revoltados com o acontecimento, a gente de Corvo não pôde impedir a partida da imagem, que foi levada para um templo de Lisboa, onde ficou em lugar de destaque num altar dourado. 
Pouco tempo depois, coisas estranhas começaram a acontecer. Todas as manhãs a imagem aparecia com o manto molhado, como se estivesse mergulhada na água. Começou a dizer-se que a água era salgada e que a Nossa Senhora andava pelo mar: a imagem saía do seu altar de talha dourada todas as noites e atravessava o mar para ir para a sua ilha do Corvo, onde gostava de estar, e voltava pela manhã à igreja onde a tinham colocado.
Só apartir destes acontecimentos e quando a noticia chegou ao Corvo e a imagem também é que os corvinhos passaram a chamar a esta imagem de nossa Senhora, Nossa Senhora dos Milagres.

Preocupados com o acontecimento inexplicável, os padres da igreja onde a imagem se encontrava decidiram envià-la de volta ao Corvo. Quando a imagem de Nossa Senhora dos Milagres voltou à ilha, foi recebida com grande alegria pela população que a voltou a colocar na sua ermida sobre a rocha, sobranceira ao Porto da Casa, local onde tinha aparecido e queria ter a sua morada. Dali, acredita-se, passou a proteger os corvinos e a fazer muitos milagres. 

 Nos Açores, a festa de Nossa Senhora dos Milagres faz parte das várias celebrações  e festividades realizadas em honra ao que se denomina “Senhoras do Equinócio de Outono”, cujas as origens remontam de um passado mítico.

No que diz respeito às festividades de Nossa Senhora dos Milagres, parece que em muitas localidades de Portugal, e até mesmo dos Estados Unidos, como na Califórnia, está vinculada à uma bebida que é considerada sagrada para muitos povos, o leite, pois acontece uma parada tradicional, presente também em outras festas,  que chamam de bodo de leite, uma tradição que data do século XIV em Portugal em que Rainha Isabel distribuia pães e vasilhas de leite aos pobres. Na parada, pães doce são abençoados, cortados em pedaços e oferecidos com uma xícara do leite da cabra  àqueles que estão assistindo à parada. 




Então, hoje, para honrarmos esta deusa e aceitar seus milagres em nossas vida, poderíamos nos regalarmos com um banquete à base de lacticínios

As pessoas tendo problemas com concepção ou fertlidade podem pedir um milagre de fertilidade enquanto bebe uma gemada de manhã. Para os pedidos de amor, pode se comer queijo. Para aqueles  que estão precisando controlar os gasto e equilibrar o orçamento, podem fazer um arroz doce! Aqueles que estão sofrendo por causa de alguma enfermidade, pode comer um sorvete decorado com amoras. Enfim, todas estas comidas combinam  com leite - esta substância simbólica que libera a deusa na área de sua vida onde você mais necessita de ajuda, milagres! Tenha fé!

Para fazer um pedido,  apenas coloque uma moeda em cima de seu recipiente de leite na geladeira e faça seu pedido. No fim do dia, dê a moeda a uma criança ou a pessoa em necessidade de modo que a magia da felicidade e bondade estimule seu desejo e a resposta da deusa.



Paz e Luz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário