segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Chup Kamui





Atributos: castidade, proteção, abundância.

É uma deusa da castidade tanto no Japão como entre o povo Ainu*. Kamui é um termo na língua  Ainu para  se referir a um ser sobrenatural ou divino. Chup quer dizer ser luminar.
Originalmente, ela era uma deusa lunar que mais tarde trocou  de lugar com seu irmão, o deus de sol,  pois não podia mais suportar testemunhar todos os atos pecaminosos que acontecia de noite. Ela é o símbolo de modéstia e inocência e protege as mulheres de ações de adultério.  
Como ela é uma deusa solar, é adorada  tanto no passado como nos dias atuais, principalmente por fazendeiros quando não recebem a suficiente luz do sol para o crescimento de suas colheitas.
Há aqui uma certa semelhança entre as duas divindades irmãs coreanas,  Dalsun e Haesik, que também trocaram de lugar devido a aversão à escuridão que a deusa sentia.
Dizem que a cada manhã, ela se levanta da boca de um demônio, tendo escapado de ser devorada a cada noite. 
Entre os Ainu, era a maior de todas divindade, sendo saudada a cada manhã como se  fosse um ser de vivo.  Tinham eles o devido cuidado de não pisar  nos raios de sol quando se dirigiam  ao fogão, pois se acreditava que a divindade estava saudando a lareira. 
Os corvos e raposas eram animais consagrados à Chup Kamui.






* Grupo étinico aborígene que vive no norte do Japão e no extremo leste da Russia.






Paz e Luz!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário