terça-feira, 21 de junho de 2011

Solstício de Verão, a Festa do Mid-summer







Eis que chegou o Solstício de Verão, o dia mais longo do ano no hemisfério Norte, e apartir do qual a duração dos dias seguintes começará a se encurtar gradativamente. É a apoteose do ciclo solar, uma festa alegre, é o momento de colocar uma coroa de folhas de Carvalho sobre a cabeça do consorte da deusa, representado no momento do ritual pelo grande sacerdote.
É a ocasião também  para os druidas modernos celebrarem os ritos milenares em Stonehenge, na Inglaterra, uma vez que este festival era um dos mais importantes ritos celebrados pelos Druidas, descendentes dos adoradores do Sol.

É também chamado de  Litha, pois este termo  origina-se do tratado do monge anglo-saxão São Beda De ratione de temporum no qual ele dá  nomes anglo-saxônicos para os meses aproximadamente correspondendo a junho e  julho como se Ærra Liþa  e  se Æfterra Liþa (o "primeiro mês de Litha" e o "mais tarde mês de Litha").  A festa do Midsummer é uma tradição para muitos pagãos.
Uma data especial e tradicional para a colheita das ervas mágicas que serão utilizadas em poções, filtros e encantamentos, pois se acredita, depois dos tempos imemoriais, que as propriedades das platas  estão ao seu zênite neste momento do ano.
Assim, as bruxas de outrora, as parteiras, erveiros, os druidas e magos colhiam suas ervas durante estes dia, e muitas vezes, de acordo com um horário bem préciso. Certas ervas e plantas deveriam ser colhidas  ao amanhecer, outras ao entardecer, outras quando o Sol alcançava seu ponto mais alto no céu, e ainda outras só à tarde, e por aí vai...  E não era uma colheita rápida, mas era de bom senso  meditar  e fazer uma prece diante de cada erva, e depois então se podia recolher uma certa quantidade da planta, tendo o cuidado  de se deixar o suficiente  para assegurar a sobrevivência e a propagação da espécie, e por fim, fazer uma prece  de agradecimento aos Elementais.

Da mesma forma, a época é propícia para o corte de galhos de árvores que serão usadas na confecção de varinhas mágicas. Bem cedo, logo ao nascer do Sol, os interessados passeavam pelos bosques a fim de encontrar o galho de árvore  que correspondia às suas necessidades. Era um sinal de boa sorte se acaso se fosse encontrado um galho que tinha acabado de cair , isto queria dizer a deusa via com bons olhos este  praticante de magia.

Era também um dia de trabalho intenso, pois se reconhecia que todos os encantamento, poções, sortilégios, magias possuiam um poder e força intensos. Mas existem algumas supertições ligadas a esta data:

* Aquilo que sonha nesta noite  pode se realizar durante o ano corrente.
*Colher flores ao amanhecer atrai o amor para o resto do ano.
*Ver uma borboleta branca  sobrevoar as flores  logo no amanhecer anuncia a prosperidade para o ano.

Deidades para celebrar ou invocar

Afrodite: deusa do amor.
Astarte: deusa do amor e do prazer.
Freya: deusa nórdica do amor e das batalhas
Vênus: deusa do amor e da beleza.

Enfim, todas as deusas que simbolizam o amor  e o prazer.




O Altar pode ser decorado com todos os símbolos do amor, as poções e filtros, ervas, óleos, flores da estação.

E como é uma festa alegre, divertida que simboliza a abundância da Mãe Natureza e um festival do Fogo dedicado ao Sol, que está no seu apogeu, todos os frutos são sagrados porque são os primeiros colhidos da estação. Todos os produtos da Terra são acolhidos com alegria, uma vez que simbolizam  a materialização das promessas da Primavera. Alimentos grelhados e assados, saladas de legumes frescos, salada de batatas, tortas de framboesas ou morangos; pão com passas, bolos de frutas, pão caseiros, tudo é bem-vindo na celebração do festival.
 O vinho e o hidromel tem lugar especial e importante, que não deixa de ser um homenagem ao deus Dionísio.

Símbolos e Correspondências


Incensos: Rosa e Jasmim.
Árvore: Carvalho.
Flores: Rosas e Dedaleira.
Cor: Verde.
Velas: Verdes
Pedras: Jade, Aventurina, Ágata.
Planeta: Mercúrio.
Arcano do Tarot:  O Carro.
Influência: Comunicação e intuição.




BannerFans.com











Paz e Luz!









Nenhum comentário:

Postar um comentário